quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Morte de uma lula...

Tinha acabado de jantar quando o cozinheiro me chamou para ir á cozinha ver uma coisa. Tudo muito em segredo pois o que ele me ía mostrar se fosse conhecido pelos outros iria dar uma guerra desgraçada.
Ele tinha ido espreitar umas linhas de pesca penduradas no convés e numa delas tirou uma lula enorme, de uns 60 a 75 cm de comprimento, era mesmo grandinha, a maior que tinha sido pescada nos últimos tempos. Realmente se o dono da linha sonhasse apenas que lhe tinha sido gamado uma lula daquele tamanho aposto que atiraria o cozinheiro ao mar, especialmente sendo pessoal originário da Nazaré que acham que todos os peixes do mar lhes pertencem.
E estava eu a olhar para a lula que calmamente se afogava na pia do lava-loiça. Ela arquejava e soprava tentando pôr o seu sistema de jacto em funcionamento, a lula foge ou ataque com movimentos muito rápidos devido a propulsão a jacto, projecta água a grande velocidade imprimindo-lhe grandes velocidades. E ela ia-se afogando calmamente com uns grandes olhos negros visando o vazio.
Tentei interiorizar o que sentiria a lula. Sentiria a angústia de um morte próxima? Acho que sim, é um ser vivo logo tem instinto de sobrevivência que lhe dará um sentimento ou algo mais do tipo lula mas semelhante ao terror da morte. Fiz um esforço para me meter na pele da lula, não o consegui, apenas a percebi. Eu já estive em situações de grande aflição, especialmente devido a colapsos por desidratação e acumulado com erros de diagnóstico (meus, pensava que estava com hipertensão) e medicação errada (falta de médicos a bordo) pois tinha tomado comprimidos SOS para a tensão, tipo nitroglicerina, e estive quase a apagar-me, a minha tensão chegou aos 4/2, senti-me mesmo muito perto do ponto final. Lembro-me do que senti e do que passei e olhando para a lula que morria calmamente, sem gritos e apenas com aqueles grandes olhos eu compreendi-a. A vida tinha-lhe sido madrasta.
O cozinheiro meteu-a num saco de plástico para a esconder de olhares curiosos e pô-la na arca frigorífica onde a lula adormeceu devido ao frio e morreu....


Foi publicado no SOL no sábado, 22 de Dezembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: