quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A nossa marinha...

Não vou escrever nenhum tratado sobre o estado da marinha portuguesa, marinha de guerra e marinha de comércio, porque não fiz nenhum levantamento, nenhum estudo e, nem quero fazê-lo.
Estou embarcado e vou vendo algumas coisas, vou-me lembrando de outras e vou ouvindo algumas.
A marinha de comércio portuguesa parece moribunda, não se vê, algumas pequenas embarcações e, soube noutro dia que um dos navios da Sacor Marítima está em Sines á espera da machadada final. A Sacor Marítima encomendou, finalmente, uma nova unidade que estava para ser entregue há um ano e que agora se encontra neste estado em Alcântara, podem lá ir ver. Fala-se de graves erros de projecto.


Ontem falei com um colega meu, chefe de máquinas que está num estaleiro português e que foi dispensado pois o navio para o qual ele tinha sido contratado não foi entregue pois tem problemas de estabilidade, erros de concepção. O dono não o quer receber.
Duas lanchas da marinha estão paradas num estaleiro também com erros de concepção e construção.
As lanchas dos pilotos de Lisboa que foram encomendadas para substituir as actuais falharam as provas de mar pois não atingiram a velocidade estabelecida pelo caderno de encargos, os valores atingidos, dizem, foram os 17 nós (milhas náuticas por hora) em vez dos 25 estabelecidos.
A caminho do Alfeite vi este espectáculo.


A fragata D. Fernando, reconstruída para a Expo com os mastros cortado, apodreceram dizem... até faz dó.
A Lisnave e a sua enorme doca, á espera de ser mais uma marina de luxo ou coisa que o valha.
Mais á frente encontrei este espectáculo.


Um grupo de fragatas prontas para a sucata.... é uma pergunta e/ou uma afirmação. Elas para lá estão, arrumadas.


Dois submarinos da nossa armada, o estado daquele que apresenta o seu bombordo está num estado de degradação que faz pena. Quando estive no Alfeite em 1975 estes submarinos já lá estavam e eram velhos, mas tinham outro brio. O Alfeite, está diferente... está velho e cansado, foi essa a impressão com que fiquei actualmente.
A Portline, companhia portuguesa que "substituiu" a centenária CNN anda pelo mundo e raramente vejo os seus navios. As tripulações são todas estrangeiras e segundo se diz nem querem saber de oficiais portugueses.
A Escola Náutica abriu este ano sem alunos novos no curso de máquinas... é uma escola moribunda para uma marinha moribunda.
As instalações da Doca Pesca em Algés estão a ser transformadas em... talvez um hotel e uma marina...
Temos umas companhias que viajam para as Ilhas e outras com comércio muito dedicado e restrito.
Talvez faça alguma afirmação injusto e/ou não muito correcta. Mas a nossa marinha está a morrer, não se formam homens de mar suficientes e os que se formam têm de ir lá para fora competir com profissionais que têm mais apoios ou não têm tantas dificuldades processuais como cá.
Que se há-de fazer neste país de marinheiros?????

Jimmy the Sailor

Publicado no SOL na terça-feira, 25 de Novembro de 2008 17:36

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