sábado, 22 de outubro de 2011

Navegando....

Agora estou embarcado num navio que faz cabotagem, ou se calhar nem isso. É um navio com um fim específico, o de abastecer os outros navios.


Passo um mês inteiro fechado nesta pequena caixa de metal, á vista de terra, á vista de tudo e sem poder sair. É que estou só.
Passo a explicar: estou só porque na minha secção / especialidade no navio sou o único o que quer dizer que nunca posso abandonar o meu posto de trabalho. Atenção que não passo o mês inteiro amarrado a uma cadeira, o meu posto de trabalho é todo o navio, todos os equipamentos mecânicos, eléctricos e etc.… mantém-me ocupado. Mas em contrapartida, quando estamos parados em Sines, por exemplo, durante uma noite, eu sou o único que não pode ir beber um copo a terra.
Mas quem é que também quer ir beber um copo a terra? Ir para a noite, ir aos bares, normalmente cheios de tentações ucranianas ou brasileiras, nááááá…. Sou um homem de família…. Que apenas não pode sair do navio.


A minha vida acaba por ser bastante rotineira e simples, está dividida em quatro actividades:


1ª actividade – Trabalhar – cumpro o que tenho a fazer e mais qualquer coisa, já me ocupa bastante tempo. Ás vezes não é a quantidade de trabalho mas quando é que o realizo. Navio atraca á meia-noite, manobra essa em que tenho de estar disponível e esperar que ela acabe para isolar as minhas amigas, as máquinas, em seguida vou-me deitar um pouco, lá por volta da 1 da manhã para ser acordado, muitas vezes, ás 5 para manobrar outra vez. Lança instalação, assiste manobra, isola instalação e ir descansar outra vez pois ao meio-dia deverá haver mais manobras.


2ª actividade – Dormir – vai-se fazendo o que se pode, eu até nem sou apologista de dormir muito. É muito simples, se dormir 8 horas por dia em sessenta anos de vida dormi 20. Porra, vinte anos sem ver nada, sem ter o prazer de gozar a vida, ver umas garinas novas, aprender uns truques mais giros, brinquedos novos, novas técnicas de arreliar a cara-metade, tarefa muito importante nesta vida. Não prefiro dormir menos, umas cinco horitas por dia e já é um luxo. O que me chateia é que começo a fraquejar, ando a dormir um bocado demais e isso aborrece-me. Há muita coisa ainda para ver e aprender.


3ª actividade – Refeições – Uma chatice, um verdadeiro tormento. Eu, há uns anos atrás, jovem inconsciente, pesando um bocado menos de 70 Kg, fumador parecia que vivia do ar, não comia quase nada, passava semanas sem beber água (água pura, bebia outros líquidos) explicava a razão porque comia pouco, era até bastante simples. Quanto mais comia mais cagava… É assim, eu explico. Tenho a mania que sou engenheiro e por isso dizia que a minha máquina (leia-se organismo) era de alto rendimento pois com pouco alimento debitar tanto ou mais “cavalos” que um outro gajo normal qualquer que comesse como só um português sabe comer. Se eu comesse um pouco mais por gulodice, por exemplo, o meu organismo não precisa dessa energia a mais e rejeitava-a em forma de dejectos. Como jovem inconsciente que era ás vezes exagerava quando puxava pela máquina e então ganhei uma ulcerazita duodenal que me acompanhou uma boa parte da vida. Ganhei-a apenas porque fiquei sem comer durante quase três meses, só jantava, pequeno-almoço nem ver, nunca gostei de comer logo de manhã, e o almoço era um café e um bolo. O dia todo era a tentar safar o 7ºano (antigo) o que consegui. Minha madrecita dava-me dinheiro para as refeições mas na altura o objectivo de comprar um equipamento para caça submarina era mais importante. Estou já a fugir á questão. Sim, as refeições são um tormento porque agora a máquina está já cheia de folgas e não está tão afinada, logo precisa de mais alimentos para sobreviver, maneira eufemística de dizer que estou guloso e aqui a bordo existe um desgraçado, um cozinheiro cabo-verdiano que é um autêntico mâitre e que me desgraça o colesterol que já anda elevadíssimo, fruto de uma autentica orgia de ovos estrelados e pacotes de manteiga com sal em cima de pãezinhos minúsculos. Depois de ter sido severamente espancado pela minha médica com a ajuda minha mulher estou a tentar fazer uma dieta, também não gosto de me sentir mais pesado nem doente.


4ª actividade – TL – Os chamados tempos livres. Não faço nada de especial, desenvolvo os sites da minha mulher (www.art-i-batik.com e www.artedemid.com) e mantenho-os com um dinamismo infernal, existe sempre algo novo para pôr e modificar, novas tecnologias que não sei mas que há medida que vou tomando conhecimento da sua existência vou pesquisando e aprendendo. Estou a começar a desenvolver um novo site pessoal de fotografia (Jimmy the Sailor Photography, ainda não está desenhado nem desenvolvido, ainda não tem domínio nem alojamento, mas estejam descansado que quando estiver disponível será notícia de primeira página dos noticiários) mas já me ocupa um certo tempo e recursos. Dedico-me um bocado á programação, aqui está um bocado misturado com a actividade “Trabalho”, o que também me faz gastar uma data de recursos pois obriga-me a um esforço de concentração enorme, eu nunca escrevo os meus projectos, tenho-os todos na cabeça o que faz com que ás vezes pareça um zombie taralhoco. E a fotografia? É claro que a fotografia é outra subsecção da actividade “TL” muito importante para mim. É o tirar fotos a golfinhos aos saltos á volta do navio, é uma perseguição a uma pinha de retenida para a imortalizar numa foto, depois a tarefa de as tratar naquela aplicação que nós todos gostamos de usar …. É verdade, esta versão que tenho do Lightroom até que é legal, tinha-me esquecido :-) , escolher a foto e publicar. Tenho depois de manter um certo laço com as pessoas que comentam as minhas fotos, especialmente uma jovem e talentosa fotógrafa.


Depois de escrever isto tudo já perdi o fio á meada e já não sei qual o fim deste post, qual a mensagem obscura que queria transmitir, olha, continuo embarcado… a ver navios…


PS: Sou mesmo tosco ou este sistema está a meter-se comigo, agora não consigo pôr imagens intercaladas com o texto.... está-me a irritar imensamente...
E quando o edito não apaga as porcarias que fiz, estou irritado...
tive que apagar oposto e escrever de novo, mas agora aprendi a escrever no Word para não perder nada nestas edições m....

Publicado no SOL em Thursday, December 13, 2007 4:42 PM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: