Estou em S.Miguel, Açores e no porto de Ponta Delgada estão estes dois "meninos" prontos para começar, ou já começaram, não vi os horários, mais uma temporada de Verão nos transportes inter-ilhas.
A visão destes dois navios que foram fretados a uma armador grego fez-me lembrar aquele elefante branco que ficou esquecido nos Estaleiros de Viana do Castelo. Sim, esquecidos pois apesar das promessas do Sr. Chavez em o adquirir ele ainda por cá continua (confesso que não fui a Viana espreitar mas como não li em jornal nenhum, presumo que falo acertadamente). Esse navio que foi rejeitado pela administração regional porque falhou nas provas de mar por um ou dois nós (1 nó = 1 milha náutica por hora, 1 milha náutica = 1852 metros *).
Se calhar o Sr. Chavez depois de ficar doente deixo de se preocupar com navios, compreensível ou então como o seu amigo Sócrates foi corrido ele vinga-o não efectuando a compra. Fica nos segredos dos deuses...
Mas eu pergunto. Não teria ficado mais barato a Portugal e á Região dos Açores ficar com a porcaria do navio em vez de estar a fretar aos gregos??? Ou a Região dos Açores como vive dos subsídios está-se nas tintas para os custos e prefere fretar navios? Será que as comissões falam mais alto? Quem anda no mar sabe que no negócio de afretamentos existem comissões (entre brokers e afins) e que elas não são tão pequenas assim.
Temos uma marinha mercante moribunda e em vez de termos mais um navio e dar trabalho a duas tripulações, não, vamos dar trabalho aos outros e ainda lhes pagamos.....
Quando vier um estudo sério sobre este caso ainda se iria descobrir muita coisa....Jimmy
8 de Maio de 2012
*Nota: rectificado depois de comentário :))
Jimmy, viva.
ResponderEliminara) Uma milha náutica são 1852 metros :-);
b) Tens a certeza que foi só a questão da velocidade que chumbou o barco? Eu creio - mas estou longe de estar seguro - que havia problemas de estabilidade, também, e de custos, e de mais uma quantidade de coisas.
Luis
ResponderEliminarFalhei por 28 metros.... nunca consegui decorar números... de qualquer maneira obrigado pela correcção assim pelo menos que ler de futuro fica com a informação certa. :))
Sim, sei que o navio teve problemas de estabilidade e que para os resolver perderam velocidade e etc etc mas segundo sei (não tenho a certeza) acho que isso foi ultrapassado. Quanto aos custos, bem, se te referes a custos de construção esses devem ter tido a derrapagem tipicamente lusa. Quanto a custos de exploração futuros.... queres que te diga?? outro elefante branco (presumo eu). Só que seriam custos internos nossos, assim, com estes dois meninos não acredito que os custos sejam inferiores. Também nunca saberemos a verdade, já nos mentiram tanto que aquilo que eu digo também é válido no caso de não corresponder totalmente á verdade.