sábado, 24 de maio de 2014

Crónica de uma docagem

No post anterior descrevi um acidente que sofri no meu último embarque ficando a descrição limitada até ao momento do desembarque e ida ao hospital.
Os doze dias que sofri até ser operado e respectiva recuperação no hospital são questões médicas que resumo simplesmente dizendo que a operação foi de urgência pois já tinha uma excrescencia calcificada a danificar a medula.
Os textos seguintes são um modo de ver uma recuperação, os primeiros dias não estão descritos por falta de informação fidedigna, leia-se, estava com uma moca de primeira. Foram textos publicados no FB e agora para aqui transcritos.


Doca de Alcabideche - 2014-05-19

Upadate da minha docagem.
Depois de ter sido posto fora da doca seca e depois de ter exagerado numas provas de mar a sociedade classificadora caçou-me o certificado e mandou-me para cais de espera com algumas fracturas numas soldaduras feitas na conduta de passagem dos cabos de instrumentação.
Devido a avaria em vários cabos de sinais o sistema apresenta bastante ruído afectando a máquina propulsora de BB.
O sistema de monitorização do propulsor de BB está bastante instável alarmando muitas vezes, especialmente quando em condução desatendida á noite.
A inclusão de filtros e supressores de ruído na cablagem está a ter um efeito relativo.
Aguarda-se visita das seguradoras e sociedade classificadora para se efectuar avaliação da operacionalidade.



Doca de Alcabideche - update de 2014-05-21

Continua-se em cais de espera.
Prolemas na passagem de energia para o geradorde portos, o sistema cai muitas vezes por instabilidade da automação.
Necessidade urgente de aumentar o tempo de trabalho do gerador de portos para manutenção do gerador principal pois começa a dar sinais de perda de potência.
Reforço na fixação de alguma automação de modo a que o sistema de portos não dispare. Felizmente que as transições entre sistema de porto e sistema principal se faça normalmente sem blackouts.
As reparações estruturais continuam em bom ritmo e aparentemente no bom caminho.
O propulsor de BB continua com comportamento anómalo e com potência reduzida.
Aguarda-se nova avaliação pela sociedade classificadora e especialistas das marcas.



Doca de Alcabideche - 2014-05-22 06:30

Continuo no cais em reparação. As autoridades portuárias decidiram aumentar o nível de fiscalização da qualidade das reparações e as vettings são constantes.
Devido a pequenas alterações climatéricas e por causa das correntes foi reforçada a amarração para garantir uma boa imobilização.
Melhoria nos settings do gerador de porto que já conseguiu funcionar 3,5 horas sem problemas.
Devido a reforço na automação o propulsor esquerdo perdeu um pouco de potência e ficou um bocado desgovernado, considerado problema pontual soluccionado facilmente com pequenos ajuste.
Sociedade classificadora satisfeita com resultados e provavel inspecção na próxima semana.



Doca de Alcabideche 2014-05-23. 05:20

O motor de portos não arrancou. Os técnicos têm tentado tudo até com substuição de fuel mas o gerador de portos recusa-se a arrancar. Problemas na automação que faz disparar os alarmes e não o deixa entrar ao quadro.
Durante a noite sistemas em red light, causa por apurar ma presume-se por bug na automação.



Doca de Alcabideche 2014-05-24. 02:30

Gerador de portos trabalhou duas horas e voltou a parar.
É imperativo que o gerador de portos funcione razoavelmente para a boa finalização das outras reparações.
Nos outros sistemas mantêm-se os mesmos problemas.
Alguma melhoria na generalidade.



Doca de Alcabideche - 2014-05-24 05:00

Durante operação de descarga de sewage grave anomalia nos giroscópicos afectando o heeling fazendo o navio adornar a angulos críticos.
Propulsor de BB continua com falta de potência e com alarmes no vermelho.
Problemas com os radares pois começam a dar muitos ecos falsos especialmente no período nocturno.
Espera-se pela mudança de turno das 08:00 para as operações de rotina.



Doca de Alcabideche - 2014-05-24 11:00

Com o turno da manhã o estado geral da instalação manteve-se estável.
Apenas o propulsor de BB continua a apresentar problemas especialmente no cardan anterior ao hélice em que as chumaceiras estão aquecer acima do admissível estando neste momento em alarme. Continua a dúvida se é a automação desregulada ou se existe mesmo dano no cardan.
A imobilização ao cais tem sido reforçada com mais uns cabos de amarração e a autoridade portuária tem feito inspecções constantes, foram já emitidas alguns autos de mau comportamento.

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