quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Trituradoras...

Estava em Sines numa reparação do meu navio e num dos jantares com o pessoal do navio a conversa caiu no desporto favorito de muitos marujos, comesainas…
E das comesainas a conversa acabou por cair nos grandes “trituradores” da marinha mercante. Entre as figuras mais marcantes estavam o Sete Carcaças e o Cunha Tonelada dos quais vou contar dois episódios, um assisti e outro tenho-o ouvido há já bastante tempo.
- SALSICHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. O grito ecoou nos corredores do navio quando o imediato leu a ementa para o dia seguinte e viu que o pequeno-almoço era salsichas. Na marinha do antigamente além do cozinheiro existia a figura do despenseiro e empregados de câmara. Todos os dias o despenseiro publicava o menu do dia seguinte e quem não gostasse de algum prato podia pedir um prato de substituição. No dia seguinte o pequeno-almoço era salsichas, um dos muitos pratos favoritos do imediato, pessoa enorme e que era conhecido por ser uma trituradora, tinha o cognome de Sete Carcaças.
No dia seguinte apresentei-me ao pequeno-almoço ás 7:30 pois entrava de quarto ás 08:00 e a única pessoa á mesa era o imediato, já se lambia todo. O empregado de câmaras apareceu com a travessa de salsichas, era uma travessa com cerca de 2 palmos de comprimento e repleta de salsichas. Embora a hierarquia obrigasse que se servisse primeiro o imediato, eu era um mero 3º maquinista, o empregado, estrategicamente serviu-me 1º. Eu adoro salsichas e servi-me de 5 unidades e a travessa foi então despejada para o prato do imediato.
Enquanto eu comi as 5 salsichas o Sete Carcaças comeu a pratada inteira, nem sei como não mordeu os dedos pois eu próprio, que olhava fascinado, já não sabia se estava a ver salsichas ou dedos.
Servi-me de mais três salsichas de uma nova travessa e o empregado de câmaras mais uma vez despejou a travessa inteira para o prato do imediato.
Acabei o meu pequeno-almoço, estava a ficar atrasado e enquanto me retirava vi o empregado de câmaras a despejar a terceira travessa e a trazer também mais um jarro de vinho tinto, sim porque aquilo tudo estava a ser bem regado.
Mais tarde, na cidade da Beira em Moçambique fomos a um restaurante comer camarão e caranguejo. Eu tentei competir com ele mas com um handicap menor. Por cada camarão que eu comesse ele comia 2, perdi estrondosamente. Quando eu empurrei um pedaço de caranguejo garganta abaixo e quase vomitei de cheio ele continuava a comer desalmadamente. No fim suspirou e chamou o empregado para ele trazer aquilo que ele tinha encomendado. Uma pratada enorme de arroz branco e um outro prato em que o bife que lá estava saía fora a bater asas. Foi impressionante a velocidade com que ele devorou aquela posta de carne…
Este era o Sete Carcaças, o maior triturador que eu conheci pessoalmente, estas duas cenas foram por mim presenciadas. A pequena história que a seguir vou contar é uma das lendas da antiga CNN, a história do Cunha Tonelada, um comandante conhecido por ser um excelente garfo e demonstrava-o com o peso que ostentava dando jus á sua alcunha de Tonelada.
Um dia o comandante, ao largo em Luanda, desceu o portaló para entrar na baleeira que o transportaria a terra para tratar de assuntos ou passear. Ao passar do patim para a baleeira tropeçou e caiu á água. E aí começou o drama, todos os esforços para o meter dentro da baleeira foram em vão, todos os esforços para o voltar a pôr no patim também foram em vão. Desesperada a tripulação não teve outra alternativa senão amarrar um cabo ao comandante e muito devagarinho a baleeira rebocou-o para terra onde ele se pôs de pé.
Nunca conheci pessoalmente o comandante Cunha Tonelada mas esta história corre e é contada por muita gente. Conheci pessoalmente o Sete Carcaças e era uma figura e morreu, lamentavelmente, muito novo, com 46 anos se não me engano.
Fica aqui a minha homenagem a duas figuras da nossa velha CNN….
Publicado no SOL na sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009 21:48

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: