quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Divertimentos a bordo - 1

Antigamente os navios chegavam a porto e lá se demoravam dias e dias. O pessoal ia todo para terra e aconteciam grandes farras, foi assim que nasceu o conceito do marinheiro com uma mulher em cada terra.
Eu quando comecei a navegar ainda apanhei um bocado desse bom tempo embora seja verdade eu não o tenha aproveitado muito bem mas ainda conheci alguém que tinha família em dois portos diferentes, ía a um muito regularmente de tal maneira que lá constituiu outra família.
Hoje em dia nem pensar em ir beber um copo quanto mais em arranjar aventuras. Nos petroleiros então é quase missão impossível fazer o que quer que seja, bóia, terminal, terminal, bóia e assim se passa o tempo de embarque.
Para colmatar essa grande lacuna que são os tempos livres, inventam-se a bordo as mais variadas ocupações.
Venho hoje mostrar uma que achei deliciosa, o Bilhar de Navio.
Como funciona? Simples, como o navio rola as bolas nunca estariam quietas por isso usam-se discos que deslizam numa placa de madeira cheia de pó talco. 


Este "equipamento" foi todo fabricado com os materiais existentes a bordo. Um quadro e uma mesa antiga de matraquilhos. Só foi necessário usar a imaginação. Foi feito pela tripulação filipina que é espectacular para estas coisas.


Um apartida muito renhida....


 Pode-se ver á direita um alvo de setas...

 mas é o bilhar que prende mais a atenção.

Uma chamada de atenção... pode-se ver, arrumada contra a antepara (parede na gíria náutica) uma mesa de ping-pong. Estive num navio em que existia uma mesa dessas mas não existiam bolas até que um piloto fez a requisição de meia dúzia de bolas de ping-pong. Foi cortada essa requisição, pelo comandante, por ser muito cara. A vida ás vezes torna-se muito difícil quando temos de aturar idiotas desses especialmente em ambientes fechados como um petroleiro.
Aqui fica uma amostra de como se pode passar o tempo a bordo. Eu lembro-me de desafios e campeonatos ferocíssimos entre a tripulação, eles divertiam-se....

Jimmy the Sailor

Publicado no SOL na terça-feira, 11 de Novembro de 2008 21:58

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma gaivota disse: