domingo, 11 de março de 2012

A última viagem...

O Galp Marine foi vendido. Vai-se embora para Inglaterra operar em Pembroke sob os novos donos, a John H. Whitaker Tanker Company. vais fazer o que sempre fez bem aqui em Portugal, operações de bancas.
Por ironia do destino o Galp Marine abasteceu o seu último navio, já com extensão do período a pedido da GALP, devido a avaria / imobilização das novas unidades que o substituíram, o BAIA TRES e um novo tanker de nome BROVIC MARIN.


Na foto o ainda Galp Marine afasta-se do navio CALA PEDRA depois de cumprido o seu último trabalho. Sai com glória pois acabou por fazer onde os outros, as novas escolhas da GALP, falharam.


Nesta foto está a última tripulação portuguesa de navios tanques, da esquerda para a direita: imediato Ricardo Conceição, cozinheiro e marinheiro de 1ª Barbosa onde se distingue o seu peculiar capacete (para a fotografia), marinheiro de 1ª / bombeiro Sérgio e o marinheiro de 1ª Luis Gomes. Falta o comandante Alexandre Tenreiro que estava na ponte e o chefe de máquinas que estava atrás da máquina fotográfica (Eu).
Assim Portugal desfaz-se de mais um valor, cada vez existem menos pessoas certificadas para tankers, e mesmo havendo voluntários não existem navios para a certificação. Têm de a tirar lá fora e uma vez no exterior já não voltam.
Não me apetece escrever mais, não me apetece estender-me mais neste assunto, é por demais triste. Eu próprio vou para o mercado internacional pois as empresas portuguesas existentes ou já estão "tapadas" ou o nível salarial é porventura demasiado baixo.
O navio está, na altura em que o post está a ser escrito, em Sines, em operações de lavagem de tanques para de seguida ir para a doca e ser entregue aos novos donos que o vão caracterizar com as cores e nome da Whitaker, dando assim fim ao Galp Marine.
PORTUGAL é um PAÍS que se deve direccionar para o MAR, onde já ouvi isto????

Publicado no SOL na terça-feira, 11 de Janeiro de 2011

1 comentário:

  1. Apesar da carga horária, do duro trabalho e o tempo fora da familia valeu a pena....por tudo o que aprendi com esta tripulação o meu obrigado.Abraço Chefe e a todos os que passaram por esse Navio.



    Luis Gomes

    ResponderEliminar

Uma gaivota disse: