Por  ironia do destino o Galp Marine abasteceu o seu último navio, já com  extensão do período a pedido da GALP, devido a avaria / imobilização das  novas unidades que o substituíram, o BAIA TRES e um novo tanker de nome  BROVIC MARIN.
Na  foto o ainda Galp Marine afasta-se do navio CALA PEDRA depois de  cumprido o seu último trabalho. Sai com glória pois acabou por fazer  onde os outros, as novas escolhas da GALP, falharam.
Nesta  foto está a última tripulação portuguesa de navios tanques, da esquerda  para a direita: imediato Ricardo Conceição, cozinheiro e marinheiro de  1ª Barbosa onde se distingue o seu peculiar capacete (para a  fotografia), marinheiro de 1ª / bombeiro Sérgio e o marinheiro de 1ª  Luis Gomes. Falta o comandante Alexandre Tenreiro que estava na ponte e o  chefe de máquinas que estava atrás da máquina fotográfica (Eu).
Assim  Portugal desfaz-se de mais um valor, cada vez existem menos pessoas  certificadas para tankers, e mesmo havendo voluntários não existem  navios para a certificação. Têm de a tirar lá fora e uma vez no exterior  já não voltam.
Não me apetece escrever mais, não me apetece  estender-me mais neste assunto, é por demais triste. Eu próprio vou para  o mercado internacional pois as empresas portuguesas existentes ou já  estão "tapadas" ou o nível salarial é porventura demasiado baixo.
O  navio está, na altura em que o post está a ser escrito, em Sines, em  operações de lavagem de tanques para de seguida ir para a doca e ser  entregue aos novos donos que o vão caracterizar com as cores e nome da  Whitaker, dando assim fim ao Galp Marine.
PORTUGAL é um PAÍS que se deve direccionar para o MAR, onde já ouvi isto????


 
Apesar da carga horária, do duro trabalho e o tempo fora da familia valeu a pena....por tudo o que aprendi com esta tripulação o meu obrigado.Abraço Chefe e a todos os que passaram por esse Navio.
ResponderEliminarLuis Gomes