sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O "Tubo de Escape"

Isto aconteceu. O colector de evacuação da máquina principal rompeu e começou a ter fuga de gases.


Fomos aguentado a situação e para minorar um pouco passou-se um cabo de aço á volta do isolamento afim de manter aquilo mais ou menos tapado, tínhamos de chegar a porto.


Em Rayong nos confins da Tailândia, abriu-se o isolamento e deparou-se-nos este espectáculo, o compensador de dilatação todo roto, quase cortado ao meio.



Primeiro cobriu-se com mantas de isolamento e amarrou-se o conjunto com cintas de material de isolamento (asbestos free) e depois cobriu-se com a chapa antiga de por fim uma nova cobertura toda xpto (imaginada, desenhada e construída por mim) para tapar aquela coisa toda. Haveria sempre fuga de gases o que se tantava fazer era diminuir a pressão de sáida e assim aguentar a viagem até Singapura.


Até que não tinha muito mau aspecto mas continuávamos nervosos


No fim da viagem, em Singapura as coisas estavam assim...

 

e finalmente montou-se uma junta nova, vinda da Alemanha, tinha-se acabado a crise.


Como nota final e demonstrativo das condiçoes em que se viveu naquela casa da máquina fica este documento onde se nota claramente que o plástico da sinalização de alarme derreteu. O calor e os gaes na casa da máquina eram tremendos.


E assim acabou mais um episódio da vida de uma marinheiro das máquinas.
Foi duro.... especialmente depois de inspeccionar toda a área e ter chegado á conclusão que o risco tinha sido imenso.

Jimmy the Sailor

Publicado no SOL na terça-feira, 4 de Novembro de 2008 12:01

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