domingo, 11 de março de 2012

Curtas 3

Tudo uma questão de tráfego...
Estávamos atracados no Posto 6 no terminal de Sines e tínhamos acabado de carregar 2300 tons de fuel e tínhamos como 1º navio a abastecer um carvoeiro atracado no TMS em Sines também. Viagem curta, sair do terminal, dar a volta e entrar no TMS, 1,6 milhas náuticas de navegação e considerado pelas autoridades como Tráfego Local.
Só que era de noite, ao lado estava um navio imenso a descarregar gás, as pedras estavam a cerca de 100 metros da nossa popa e o navio carregado de fuel. Não é uma tarefa fácil, já a fizemos muitas vezes.
Mas como vamos em tráfego local o porto não nos obriga a meter piloto nem reboque, é o comandante que faz a manobra, sozinho na ponte, manobrando a máquina, manobrando o leme, dando ordens e vindo á asa da ponte ver a posição e distâncias.
Depois da descarga saímos para Setúbal, o navio já muito mais leve, o navio de gás já se tinha ido embora e a manobra era simples, largar cabos, arrancar com máquina, um toque de propulsor de proa e já está. Só que como fomos para Setúbal o tráfego já era considerado de Costeiro e aí sim, as regras impunham a utilização de um reboque e de piloto da barra....
- Eh pá! É a segurança pá!!!! Sabes como é....
O procedimento pelo procedimento, a segurança que se lixe, andamos a brincar ás pessoas grandes.

Publicado no SOL na quinta-feira, 17 de Junho de 2010

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